A Rede

  

 

   

ÁGUEDA

Águeda volta a receber – durante as Festas de S. Sebastião e no evento AgitÁgueda – o festival intermunicipal de músicas do mundo, que promete, como vem sendo hábito, ser fascinante...
Com uma programação que traz a Águeda e à região diferentes geografias musicais, voltamos a estar no centro das atenções da multiculturalidade, fazendo de Águeda um ponto de encontro... um encontro apenas possível no festim das músicas do mundo!

Bem-vind@s a Águeda!

Gil Nadais
Presidente da Câmara

    

ALBERGARIA-A-VELHA

O Festim é já uma marca de qualidade na programação cultural da região, sendo que a sua notoriedade já ultrapassa fronteiras. Fruto de um trabalho dedicado da associação d'Orfeu, que acredita no envolvimento dos municípios no seu projeto cultural, o Festim apresenta nomes conceituados da denominada World Music dos quatro cantos do Mundo, dando a oportunidade ao público de conhecer outros artistas. Mais do que a música, este festival transporta-nos para outras paragens, outras culturas, outras sonoridades. O Município de Albergaria-a-Velha, na sua missão cultural de formar novos públicos e contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade, orgulha-se de ser parceiro do Festim... Uma verdadeira festa para os sentidos! Participe! Vale a pena!

António Loureiro
Presidente da Câmara

                  

SEVER DO VOUGA

A 8ª Edição do Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo, vem consolidar aquilo que é uma marca cultural distinta da região e do nosso Município de Sever do Vouga.
Este evento confirma também  aquilo que é a nossa política cultural que privilegia a qualidade artística e renova uma parceria regional que já dura há vários anos, tendo como parceiros, a d’Orfeu e alguns Municípios da Região.
A próxima edição do Festim tráz a Sever do Vouga músicos, melodias, cantos e danças de várias partes do mundo e aproximam modos, vivências e práticas de várias civilizações.
O festival é uma manifestação de cor, movimento e alegria.
O Festim pela atração que constitui e pela procura que estimula  é por nós considerado também uma grande marca de Sever e da região.
Esta edição conta com a participação de um grupo de  Espanha: Tomás de Perrate , um de Cuba : Ibrahim Ferrer Jr. e um da Índia: Trilok Gurtu Band.

António Coutinho
Presidente da Câmara

 
      

OVAR

Um Arraial de Festim!

O Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo está de regresso para a 8º edição, prometendo animar a região, promover a música, novas sonoridades e novas culturas.
O Município de Ovar será brindado com grandes nomes da música. De Cuba chega-nos Ibrahim Ferrer Jr. e, do Mali, Tinariwen, que integrarão a programação do Arraial da Barrinha de Esmoriz, complementando e incrementado a qualidade de um evento do norte do concelho, que marca a abertura da época balnear e de toda a programação dedicada aos espaços-praia do concelho.
Em 2016, o Festim apresenta 15 concertos em seis municípios da Região de Aveiro, tratando-se do evento referência da programação cultural em rede da região, cuja essência é a fruição livre, gratuita e festiva das melhores músicas do mundo. Este festival encaixa na perfeição na programação cultural delineada para o Município de Ovar, visando diversidade, intensidade e dinâmica numa cultura para todos.

Visite Ovar|Território de Emoções e usufrua da melhor música do mundo!

Salvador Malheiro
Presidente da Câmara

 

ESTARREJA

Outros Ritmos, sons, cores, muita festa e alegria chegam-nos pela mão da “música do mundo” do nosso FESTIM. Mais um ano, mais uma edição com esta marca de qualidade que nos orgulha, mas que já não é só nossa… O FESTIM ultrapassou as fronteiras da Região de Aveiro e do País, e foi reconhecido com o “selo” de qualidade da “EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe”.
É este o caminho que queremos continuar a trilhar… dá-nos ainda mais vida e sentido prosseguir esta profícua parceria com a d’Orfeu e com os demais municípios que se associam a este enorme Festival.

Mais uma vez, em tom de festa, recebemos o FESTIM e todos os que queiram visitar Estarreja!

Diamantino Manuel Sabina
Presidente da Câmara

 

OLIVEIRA DO BAIRRO

O Festim é assumidamente uma oportunidade de programação na área das músicas do mundo, para o município de Oliveira do Bairro. Ao integrarmos mais uma edição deste festival, que é já uma marca cultural de promoção da região além-fronteiras, a agenda do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol proporciona ao público do concelho e dos territórios vizinhos, a possibilidade de assistir a um espetáculo que promete uma viagem à essência da alma flamenca.
Convidamos todos – de forma muito especial os nossos Oliveirenses - a marcarem presença em Oliveira do Bairro dia 24 de junho para fazerem Festim connosco através com um dos nomes maiores e mais experientes do flamenco Andaluz, Tomás de Perrate.

 Façam connosco o Festim!

Mário João Oliveira
Presidente da Câmara

 

PARCEIROS

                 

Bem-vindos ao Festim!

Eis-nos chegados à edição 8 de uma aventura fascinante. Em 2009, uma série de Municípios confiou na ideia peregrina de realizar, em conjunto, um festival intermunicipal de músicas do mundo. Cumpre-se, em 2016, uma etapa sólida do projeto, com oito edições realizadas.

O modelo partilhado deste evento, apostando nas sinergias de escala, tem permitido apresentar grupos e artistas de uma dimensão surpreendente. De outra forma, que não em rede, seria improvável ou mesmo impossível qualquer cartaz como os que têm sido apresentados anualmente ao público da região. 

Aos grandes nomes que já passaram pelo festival, juntam-se outros tão grandes ou maiores nesta 8ª edição. Dos 15 concertos programados apenas três serão em sala, dando força à ideia de um verdadeiro Festim, com a festa a extravasar para o espaço público. Na festiva viagem pela diversidade deste ano há artistas de França, Espanha, Mali, Cuba, Índia, Senegal e Cabo Verde, fazendo-nos chegar correspondência de 4 continentes.

Os seis Municípios parceiros e a d’Orfeu AC apresentam detalhadamente, neste site, o fascinante programa de 2016 do festival intermunicipal de músicas do mundo! 

Todos ao 8º Festim!

d'Orfeu Associação Cultural


MUNICÍPIOS DA REDE
Município de Águeda 
Município de Albergaria-a-Velha 
Município de Sever do Vouga 
Município de Ovar 
Município de Estarreja 
Município de Oliveira do Barro

APOIO OFICIAL 
Secretaria de Estado da Cultura 
Direcção-Geral das Artes

INICIATIVA 
d'Orfeu Associação Cultural 
(+351) 234 603 164
dorfeu@dorfeu.pt
www.dorfeu.pt 
dorfeu.blogspot.com 
www.facebook.com/dOrfeuAC

CONCERTOS
Sextet à Claques
Qui 9 jun | ESTARREJA
Sex 10 jun | ÁGUEDA
Sáb 11 jun | ALBERGARIA-A-VELHA

Tomás de Perrate
Sex 24 jun | OLIVEIRA DO BAIRRO
Sáb 25 jun |  SEVER DO VOUGA 

Tinariwen
Qui 30 jun | ALBERGARIA-A-VELHA
Sex 1 jul | OVAR

Ibrahim Ferrer Jr
Qui 30 jun | OVAR
Sáb 2 jul | SEVER DO VOUGA 

Trilok Gurtu Band
Qui 7 jul | ÁGUEDA
Sex 8 jul | ESTARREJA
Sáb 9 jul | SEVER DO VOUGA 

Cheikh Lô
qui 14 jul | ÁGUEDA
Sex 15 jul | ALBERGARIA-A-VELHA 

Tito Paris
Qui 21 jul | ÁGUEDA