ÁGUEDA Águeda acolhe pelo quinto ano consecutivo o Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, em conjunto com quatro municípios da comunidade intermunicipal. Um festival que constitui uma marca cultural de promoção da região além-fronteiras e que fidelizou espectadores pela diversidade cultural de sons. Esta edição será mais uma oportunidade de flutuarmos na multiplicidade e na diversidade cultural, enriquecendo a nossa identidade cultural. A todos os aguedenses e aos que nos visitam, desejo que façam o seu Festim!
|
ALBERGARIA-A-VELHA O Festim é, inegavelmente, uma marca da programação cultural da região, que ultrapassa as suas fronteiras! Traz à Região artistas e estilos musicais que, doutra forma, ficariam desconhecidos da generalidade das comunidades e, ao mesmo tempo, permite ao público que nos visita por esta ocasião conhecer a excelência dos espaços e da programação cultural que estes municípios oferecem ao longo do ano! O Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, a comemorar o seu primeiro aniversário, depois das obras de restauro e ampliação, volta a receber alguns desses momentos únicos! É importante realçar aqui o trabalho de missão e amor às Artes que a d’Orfeu desenvolve, congregando, à sua volta, alguns municípios que continuam a acreditar no trabalho em rede.
|
ESTARREJA Assumir a cultura como opção municipal. Ousamos atrair Artistas nacionais e internacionais, referenciando a movida de Estarreja no panorama nacional. Fazemo-lo em rede, quais trapezistas que arriscam o tecto e o limite.
|
|||
|
|||||
AVEIRO Em 2013, o Município de Aveiro volta a acolher o Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, o Festim, que surgirá integrado na abertura da programação musical da Farav – Feira de Artesanato de Aveiro. Com a renovação desta aliança com outros Municípios da nossa Região de Aveiro, mostramos que continuamos a apostar na cultura e que potenciamos as sinergias existentes, no sentido de se proporcionar momentos culturais de excelência à nossa população. O Festim é o resultado das mais- -valias de uma concertação regional com vista a uma oferta cultural de referência. Com mais esta aposta, acreditamos estar a alavancar a oferta cultural do Município e cremos que esta conjugação de esforços é o mote para a uma ação cultural inclusiva. É com muita alegria que o Município de Aveiro dá, mais uma vez, as boas-vindas ao Festim!
|
SEVER DO VOUGA No conjunto dos vários sectores de actuação autárquica, a política cultural do Município de Sever de Vouga desempenha um papel central e transversal. Apesar das dificuldades correntes, a aposta numa programação de qualidade reconhecida continua a ser uma aposta ganha. Este é o caso do Festim! Durante Junho e Julho de 2013, a animação regressa à Feira do Mirtilo e ao Centro das Artes e do Espectáculo, fruto da parceria com a d’Orfeu que nos últimos quatro anos nos tem proporcionado raros momentos de cultura.
|
À quinta edição consecutiva, o Festim reforça-se como uma marca regional para o país. Com um percurso de referência iniciado em 2009, o Festim assenta numa rede estratégica de municípios vizinhos, em plena Região de Aveiro, assumindo-se como palco de geografias fascinantes e improváveis descobertas.
Nas quatro edições já realizadas, o festival intermunicipal de músicas do mundo já trouxe à região nomes como Hermeto Pascoal, Kepa Junkera, Carlos Núñez, Kimmo Pohjonen ou Taraf de Haïdouks, entre muitos outros, de todas as latitudes. O Festim destaca-se pelo seu singular modelo de programação em rede, unindo sinergias para uma festiva viagem à diversidade.
Os cinco Municípios parceiros e a d’Orfeu apresentam nestas páginas, detalhadamente, o fascinante programa para 2013. A partir de 21 de Junho, acontece mais um grande Festim!
Parceiros da rede
Município de Águeda
Município de Albergaria-a-Velha
Município de Sever do Vouga
Município de Estarreja
Município de Aveiro
Apoio oficial
Secretaria de Estado da Cultura
Direcção-Geral das Artes
Iniciativa
d'Orfeu Associação Cultural
(+351) 234 603 164
dorfeu@dorfeu.pt
www.dorfeu.pt
facebook.com/dorfeuac