O acordeonista francês mudou definitivamente a História do seu instrumento. O mérito universal de Richard Galliano é o de conseguir impor o acordeão em contextos musicais tão sagrados como o jazz e a música clássica. Neste concerto único no Festim, Galliano viajará pela chanson française e pela musette, mas piscando o olho também ao tango, género que tão intimamente partilhou com Piazzolla. O festival intermunicipal de músicas do mundo tem a honra de abrir a sua 6ª edição com o enorme Richard Galliano.
Richard Galliano - acordeão
Philippe Aerts - contrabaixo
Jean-Marie Ecay - guitarra
Chega ao Festim com a sua inigualável figura e no máximo apuro da sua linguagem musical, acompanhado ao bandolim, ao violino e à inevitável percussão com os pés. Yves Lambert é um ‘bon vivant’ nas rédeas de um harmónio, de onde parecem sair mais notas do que a singeleza do instrumento permitiria. Yves é um dos maiores responsáveis, senão o principal, da pujança da música tradicional do Québec. Carisma, maturidade, virtuosismo e celebração, tudo isto é Yves Lambert. E este seu trio, uma respiração de frescura e alegria das raízes do empolgante folk do Québec!
Yves Lambert - harmónio, harmónica, voz
Olivier Rondeau - guitarra
Tommy Gauthier - violino, bandolim, pés
Uma viagem do Rajastão a Bombaim, com dezasseis músicos, cantores, dançarinos, acrobatas e artistas de circo de vários pontos da Índia. Uma ideia do músico e produtor Rahis Barthi, que leva à máxima expressão o exotismo e espectacularidade da música indiana, na mistura das cores e sonoridades de tão fascinante imaginário. Passa em Portugal a digressão mundial da Bollywood Masala Orchestra para o público do Festim experienciar, em quatro concertos, a alma e autenticidade de uma Índia contemporânea e em festa.
Rahis Bharti, Teepu Khan- tablas
Tanwar Lal - eufónio
Mangla Ram - trompete
Abdul Sattar Khan, Nathu Khan - trombones
Sanjay Khan - voz, harmonium
Mohammed Ramzan - bombo
Immauddin Khan - caixa
Arif Khan – khartal
Insaf Ali - dholak
Sarwar - voz
Koshal - fakir
Chanda Sapera, Meena Sapera, Chandini Sapera - bailarinas
A orquestra Coetus é um arrojado projecto à escala ibérica, utilizando instrumentos de percussão pouco ou nada conhecidos. Utensílios do quotidiano rural como cântaros, almofarizes e frigideiras são usados para fazer música vibrante, em que todos os sons servem. Coetus é uma quinzena de grandes percussionistas, reforçados a vozes, entre as quais a do mestre Eliseo Parra, figura que já passou pelo Festim. Uma música imensa, inspirada nos ritmos tradicionais de toda a península, vai brotar deste impressionante colectivo!
Aleix Tobias, Anna Tobias, Acari Bertran, Angelo Manhenzane, Alberto Carreño,
Antonio Sánchez, Bernat Torres, Dídac Ruiz, Fran Geiaka Lucas, Martí Hosta, Marc Vila, Mariona del Carmen - percussionistas
Eliseo Parra, Ana Rossi, Judit Neddermann - cantores
A banda de sopros mais rápida do mundo. Nem mais nem menos. A Fanfare Ciocarlia tem a fama de concertos inesquecíveis e arrebatadores. E o público, o proveito. Estes ciganos vão tocar no Festim como tocam nos casamentos e funerais da sua aldeia, Zece Prajini, que ficou famosa com o fulgurante sucesso internacional dos seus filhos músicos. De geração em geração, o virtuosismo fica ainda mais apurado, para cavalgadas musicais estonteantes. Três concertos de delírio em palco e fora dele!
Trifan Costicã, Bulgaru Paul Marian, Lazar Radulescu, Trifan Craciun - trompete
Ivancea Oprica - requinta
Ivancea Dan Ionel - saxofone
Cantea Constantin, Trifan Monel - tuba
Calin Constantin, Ivancea Laurentiu - trompa
Ursu Costel - bombo
Ionita Nicolae - percussão
No ano em que se cumprem 50 anos da sua fundação, The Skatalites chegam ao Festim. Em 1964, o grupo foi responsável pelas primeiras gravações de um novo género, resultado da convivência do jazz e do rhythm & blues americano com os estilos tradicionais da Jamaica, que haveria de se tornar celebrado à escala mundial: o ska! The Skatalites são uma lenda viva da world music, com a herança dos seus membros originais a passar de geração em geração. A festa desta banda mítica vai estar no Festim!
Lester George Sterling - sax alto
Azemobo Osikhena Audu - sax tenor
Travis Antoine - trompete
Valentine Lloyd Douglas - baixo
Kenneth Charles Stewart - teclados
Monica Marjorie Johnson - voz
Trevor H Thompson - bateria
Aurelien Metsch - guitarra
Andrae Murchison - trombone
Mehdi Nassouli é um músico talentoso e exuberante, jovem estrela no seu país. Inspira-se, desde criança, nos ritmos e sonoridades dos instrumentos tradicionais marroquinos, sendo já um enorme representante do estilo gnawa, género musical identitário de Marrocos, caracterizado pela busca do transe colectivo através do ritmo frenético. A energia e exotismo do norte de África, numa expressão cultural tão longínqua quanto próxima, a encerrar em grande festa o Festim 2014, numa 6ª edição para recordar.
Mehdi Nassouli – guembri, voz
Walide Halimi – baixo eléctrico
Massir Sraizi – teclados
Ismaayl Jabione – bateria
Khalid El Berkaoui – percussões
Oussama Belmamoune - guitarra
O Festim é membro do EFWMF. | Programa Digital Festim 2014 |