O Festim abre com um apertado abraço à concertina de Riccardo Tesi, referência internacional no instrumento. Acompanhado pela Banditaliana, Tesi guia-nos numa viagem global que parte da Toscânia, no centro de Itália, com composições originais, virtuosismo e refinados arranjos na bagagem. Um folk jazzístico com herança mediterrânica. O charme de uma música que serve a românticos, dançarinos ou melómanos, a não perder no Festim!
Riccardo Tesi – organetto (concertina)
Maurizio Geri – voz e guitarra
Claudio Carboni – saxofones
Gigi Biolcati – percussão
Novos fôlegos dos Gaiteiros de Lisboa anunciam, à 4ª edição, o primeiro nome nacional no Festim! Grupo emblemático e um dos mais originais projectos de reinvenção da música portuguesa, apresentam no Festim o seu disco "Avis Rara”, cujas novas ousadias são verdadeiras asas para a imaginação. A criatividade dos Gaiteiros de Lisboa é única: reinventam melodias, poemas, polifonias e até instrumentos. Venham vê-los voar no Festim!
Carlos Guerreiro - voz, percussões, sanfona, clarinetes
José Manuel David - voz, sanfonocello, mbira, trompa, fagote, gaitas de foles, flautas, percussões
Paulo Marinho - gaitas de foles, fagote, flautas, percussões, voz
Rui Vaz - voz, gaita de foles, percussões
Pedro Casaes - voz, tambor de cordas, percussões
Pedro Calado - percussões, voz, tubarões | José Martins - percussões
Uma das mais extraordinárias propostas do Festim: as vozes guturais dos Huun Huur Tu trazem o misticismo de Tuva. Para além de ancestrais instrumentos, destacam-se por uma das expressões musicais mais antigas do mundo: o canto gutural, em que cada cantor consegue emitir vários sons em simultâneo, mistério que a anatomia explica mas que só a vivência de uma tradição milenar permite. Uma viagem sonora e imaginária do início ao fim.
Kaigal-ool Khovalyg - voz, igil, doshpuluur (cordofones tradicionais)
Sayan Bapa - voz, doshpuluur, marinhuur (cordofones tradicionais)
Radik Tyulyush - voz, byzaanchi, khomuz (cordofones tradicionais)
Alexei Saryglar - voz, percussão
O super-acordeonista finlandês é uma figura maior neste Festim 2012. Kimmo Pohjonen, reconhecido por um exuberante virtuosismo, eleva o acordeão a níveis de interpretação nunca antes atingidos. Com recurso a samplers electrónicos da sua própria voz, ao som surround e aos impactantes efeitos visuais, a fusão da incrível performance musical de Kimmo com a envolvente técnica resulta num solo fascinante. No Festim, para ouvir, ver e sentir!
Kimmo Pohjonen – acordeão e voz
Heikki Iso-Ahola - técnico de som
Antti Kuivalainen – técnico de iluminação/vídeo
É um Festim o som dos Blowzabella, grupo veterano da música folk inglesa e referência incontornável dos actuais movimentos de danças tradicionais europeias. Tradicionais ou originais, as músicas dos Blowzabella têm uma sonoridade arrojada e contemporânea, cruzando os timbres da sanfona e da concertina com a pujança do saxofone e das gaitas de foles. Uma sonoridade densa e uma pulsação irresistível. O convite está feito. O Festim dança?
Andy Cutting - acordeão diatónico (concertina)
Jo Freya – clarinete, sax | Paul James – sax, gaita de foles
Jon Swayne - sax, gaita de foles
Gregory Jolivet - sanfona
Dave Shepherd - violino
Barn Stradling - baixo
Eliseo Parra é um imenso artista. O Festim recebe uma das mais privilegiadas vozes da Península Ibérica. Uma celebração da música, da cultura tradicional com maiúsculas, na alegria de sabermos que a nossa música, a de todos, nas mãos de mestres como Eliseo, estará sempre viva. Mestre do cante acompanhado à percussão, o espanhol é senhor de uma performance vital, fresca e contagiosa, com tudo para surpreender o público do Festim.
Eliseo Parra - voz, percussão
Xavi Lozano - sax, voz
Guillem Aguilar - baixo, voz
Eduardo Laguillo - teclados, percussão, guitarra, voz
Aleix Tobías – voz, percussão
Dos Balcãs, a força bombástica dos Taraf de Haïdouks. Mais uma referência mundial a pisar os palcos do Festim. Este colectivo de doze músicos, com três gerações familiares em palco, é o exemplo maior do virtuosismo dos instrumentos de corda na música cigana, com a velocidade dos violinos ou do címbalo em contraponto às formações de sopros, mas não menos vertiginosos! Por vezes, mais leves e diabólicos ainda. Garantia de Festim!
Gheorghe ‘Caliu’ Anghel - violino
Gheorghe Fălcaru - flautas
Ionică Tănase - címbalo
Paul Guiclea - voz, violino
Marin Manole - acordeão
Constantin ‘Costică’ Lăutaru - violino
Robert Gheorghe - violino
Viorel Vlad - contrabaixo
Costel Vlad - acordeão
Marin Manole P - acordeão, voz
Filip Simeonov Ankov - clarinete