A Rede

  

 

  
 

ÁGUEDA

Na sua 7.ª edição, o Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo, afirma-se como uma marca cultural da região, com projeção a nível nacional.
Os palcos desta iniciativa intermunicipal são enriquecidos pela diversidade de proveniências geográficas, evocando em cada espetáculo novas paisagens (sonoras e culturais). Águeda acolhe no seu palco a multiculturalidade, na certeza de que no pluralismo nos tornamos mais fortes.
A todos os que nos visitam desejo que façam o seu Festim!

Gil Nadais
Presidente da Câmara

    

ALBERGARIA-A-VELHA

O Festim é já uma marca de qualidade na programação cultural da região, sendo que a sua notoriedade já ultrapassa fronteiras. Fruto de um trabalho dedicado da associação d'Orfeu, que acredita no envolvimento dos municípios no seu projeto cultural, o Festim apresenta nomes conceituados da denominada World Music dos quatro cantos do Mundo, dando a oportunidade ao público de conhecer outros artistas. Mais do que a música, este festival transporta-nos para outras paragens, outras culturas, outras sonoridades. O Município de Albergaria-a-Velha, na sua missão cultural de formar novos públicos e contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade, orgulha-se de ser parceiro do Festim... Uma verdadeira festa para os sentidos! Participe! Vale a pena!

António Loureiro
Presidente da Câmara

                  

SEVER DO VOUGA

A próxima edição do Festim - festival intermunicipal de músicas do mundo, ajuda a consolidar esta que já é uma marca cultural da região e do município de Sever do Vouga e perspetiva uma política cultural que privilegia a qualidade artística e a afirmação de uma parceria regional que já dura  há 7 anos e que tem como parceiros, a d’Orfeu e vários municípios da região.
A sétima edição do Festim traz a Sever do Vouga gentes do mundo que, através das suas melodias, cantos e danças, aproximam modos, vivências e práticas de exaltação civilizacional. É a alegria, a cor, o movimento, os sons e a grande Festa das Músicas do Mundo em Sever do Vouga.
Em suma, o Festim pela atração que constitui e pela procura que estimula, é já uma grande marca da região e de Sever do Vouga. Esta edição vai contar com a participação de um grupo Sul Coreano, uma banda Argentina e a conhecida Brigada Vitor Jara que está de volta à ribalta da música popular portuguesa.

António Coutinho
Presidente da Câmara

 
      

OVAR

A estratégia cultural do município de Ovar assenta numa programação diferenciada, de qualidade e dinâmica, dando voz a vários géneros e expressões culturais, pensada para diferentes públicos e palcos diversos.
E o Festim, pelo que representa, completa esta política cultural. É uma iniciativa intermunicipal de sucesso. Um projeto cultural da associação d’Orfeu, num verdadeiro modelo de cultura partilhada.
No território de Ovar teremos três grandes festas de rua com “músicas do mundo” por “artistas do mundo”, com atuação marcada em espaços públicos de Ovar e Esmoriz.
Apareçam no nosso Festim e, gratuitamente, “viajem” nesta multiculturalidade musical até à Coreia do Sul, aos Camarões e a Cabo Verde.

Salvador Malheiro
Presidente da Câmara

 

ESTARREJA

Viajar através da música… são os ritmos do mundo embalados pelos sons e cores de outros países, sempre em tom de Festa, que invadem Estarreja!
O Festim é isto mesmo, permite-nos conhecer outras culturas e dar a conhecer a nossa Região, que é uma referência em termos de programação, com excelentes equipamentos culturais. É muito interessante e gratificante receber público dos municípios parceiros e de toda a Região em Estarreja. Este é o espirito do FESTIM!
Já é longa esta parceria com a d’Orfeu… o caminho que temos trilhado é sólido e é para continuar.
Mais uma vez, em tom de festa, Estarreja recebe o FESTIM!

Diamantino Manuel Sabina
Presidente da Câmara

 

OLIVEIRA DO BAIRRO

Oliveira do Bairro de novo no festival intermunicipal de músicas do mundo, depois do primeiro concerto deste festival realizado no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em 2014, voltamos a abrir portas às músicas que nos chegam do mundo. O Festim é assumidamente uma marca cultural de promoção da região além-fronteiras que nos engrandece e coloca na agenda cultural do país. Convidamos todos – de forma muito especial os nossos Oliveirenses - a marcarem presença em Oliveira do Bairro dia 19 de junho para fazerem Festim connosco e com os sons celtas do vertiginoso Jacky Molard Quartet, num concerto que se espera inesquecível!
Façam connosco o Festim!

Mário João Oliveira
Presidente da Câmara

 

PARCEIROS

                 

MAPA DA REDE

Bem-vindos ao Festim!

Chegou a 7ª edição do Festim, marca indissociável da programação cultural em rede da região, assente num modelo que tem permitido apresentar artistas e espectáculos que, doutra forma, seriam improváveis ou, mesmo, impossíveis. São já muitos os grandes nomes que por cá passaram desde a primeira edição, mas o programa de 2015 encarrega-se de demonstrar que, depois do magnífico Festim do ano passado, pode haver melhor edição de sempre, mas não para sempre!

Este Festim apresenta 17 concertos maioritariamente realizados ao ar livre, devolvendo a festa à rua, com concertos em espaços públicos. Na festiva viagem pela diversidade deste ano há artistas do País Basco, da Bretanha, da Coreia do Sul, do Brasil, de Portugal, dos Camarões, da Argentina e de Cabo Verde. Todos os oito grupos se juntam à galeria dos mais notáveis que alguma vez o Festim viu, como Hermeto Pascoal, Rabih Abou-Khalil ou Richard Galliano, para mencionar só três dos monstros da história deste festival intermunicipal.
 
Os seis Municípios parceiros e a d’Orfeu Associação Cultural apresentam detalhadamente, neste site, o fascinante programa de 2015 do festival intermunicipal de músicas do mundo!
Todos ao Festim!

d'Orfeu Associação Cultural


MUNICÍPIOS DA REDE
Município de Águeda 
Município de Albergaria-a-Velha 
Município de Sever do Vouga 
Município de Ovar 
Município de Estarreja 
Município de Oliveira do Barro

APOIO OFICIAL 
Secretaria de Estado da Cultura 
Direcção-Geral das Artes

INICIATIVA 
d'Orfeu Associação Cultural 
(+351) 234 603 164
dorfeu@dorfeu.pt
www.dorfeu.pt 
dorfeu.blogspot.com 
www.facebook.com/dOrfeuAC

CONCERTOS
Kepa Junkera & Sorginak
Sáb 13 Jun | ÁGUEDA
Dom 14 Jun | ESTARREJA

Jacky Molard Quartet
Sex 19 Jun  | OLIVEIRA DO BAIRRO
Sáb 20 Jun ALBERGARIA-A-VELHA

Noreum Machi
Sex 26 Jun | OVAR 
Sáb 27 Jun | SEVER DO VOUGA

Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira
Qui 2 Jul | ALBERGARIA-A-VELHA
Sex 3 Jul | ESTARREJA

Brigada Victor Jara
Sáb 4 Jul SEVER DO VOUGA

Richard Bona
Qui 9 Jul ÁGUEDA 
Sex 10 Jul | ALBERGARIA-A-VELHA
Sex 11 Jul OVAR

Orquesta Típica Fernandez Fierro
Qui 16 Jul | ÁGUEDA
Sex 18 Jul | SEVER DO VOUGA

Ferro Gaita
Qui 23 Jul |  ÁGUEDA 
Sex 24 Jul | ALBERGARIA-A-VELHA
Sáb 25 Jul | OVAR